Páginas

13 outubro 2013

Falta de jeito



P’ra versos não tenho jeito
Não nasci p’ra versejar
A prosa surge-me a eito
É quase como falar

A rima não me sai bem
E não é que pouco tente
Faça-os quem jeito tem
Conquanto diga o que pense

Leio e releio a poesia
Pasmada, cheia d’encanto
Se pudesse eu a faria
Não tenho jeito p’ra tanto

Arte, engenho, inspiração
Uns têm em demasia
Sem fortuna sou então
De a ter eu gostaria

Não somos todos iguais
Desculpo-me eu a preceito
Imagino-os geniais
Faça-os quem tenha jeito

Fico até um pouco triste
Que raio por que não eu?
A pena eu ponho em riste
Nada sai de muito meu

No entanto até é fácil
Pelo menos quando se lê
Métrica?,  é toda táctil
O resto logo se vê

Paciência não me falta
Nada tem a ver com treino
Parece tudo estar em alta
É mesmo questão de jeito

Simples mortal eu serei
Em busca do que me anime
Só alguns podem ser rei
Duma arte tão sublime

Rendo-me, não tenho musas
Talvez nunca as venha a ter
Tenho imagens difusas

Desisto de as escrever!

3 comentários:

joao rafael ventura ferreira disse...

Se p'ra versos não tens jeito
O que direi eu então
Tento a torto e a direito
E poesia não sai não

Talvez tenha de aprender
Com quem de direito sim
Pois quando te estou a ler
Fico com pena de mim

Continua por favor
Nunca pares de escrever
Seja de alegria ou dor
Um poema vai nascer

Gostava de ser assim
Escrever com tanta certeza
Mostrar um pouco de mim
Como tu linda Teresa!

a_ciganita disse...

Só tu, com imensa graça
Me fazes sofrer assim
Meus versos são uma farsa
Os teus nunca têm fim

Farsa por serem espremidos
De ténue imaginação
Torço todos os sentidos
P’ra te responder João

Daí o meu sofrimento
A rima foge-me em tortura
Deixa constante lamento
Não me brinda com fartura

Tu, ao contrário, poeta
Nasceste com esse dom
Igualzinho a um profeta
Tuas palavras têm som

Já basta de sofrimento
Esgotei o meu saber
Diluí o pensamento
Agora, resta-me ler

Serás sempre aquele puto
Alegre, giro, amigão
Peço-te, em absoluto
Não me respondas João (lol)

joao rafael ventura ferreira disse...

Lol!! (Não é resposta...)